quarta-feira, 23 de julho de 2008

Cartas

Apesar de toda a modernidade, o Correio ainda existe. O que chega a ser quase engraçado, as cartas estão se tornando cada vez mais extintas. Modernidade. Agora a internet tomou conta de tudo; as pessoas se comunicam por e-mail, batem papo on-line, até pagam conta e pegam extrato pela internet, procuram telefones e endereços (e acham!) e velha e famosa cartinha também virou virtual, virou e-mail. Ao mesmo tempo que a internet conecta milhares de pessoas, também as desconectam. Tem gente que mora na mesma casa e se comunica por chat, cada uma em um cômodo. E é de se concordar que internet nos rouba um tempo enorme, ninguém senta rapidinho no computador. Por e-mail passam piadas, mensagens enormes de power-point com música ao fundo, as últimas novidades e muita, mas muita mesmo, propaganda - o famoso spam. Pra quê pagar e esperar até um mês pra enviar e/ou receber cartas? E saber o CEP é um sufoco. Basta acessar o e-mail, digitar (tem gente que a letra de forma está até ficando deformada) e um click pra outra pessoa do lado do mundo, ou do outro lado da rua, receber. O mesmo procedimento e a resposta chega. Questão de minutos. Claro que conforto é muito bom, mas há quem sinta saudade das cartas e a surpresa de ser lembrado na caixa de correio é melhor do que a de abrir sua caixa de e-mail e piscarem mais de 50 e-mails não lidos. Sendo que metade discarta-se e muitos levamos dias pra ler, pra responder então... demora-se tanto pra responder que se o destinatário estivesse esperando o carteiro.
Às vezes me pergunto o que seria dos Beatles se tivessem que escrever "Mr. Postman" (senhor carteiro) atualmente, provavelmente seria conciderada uma música cafona, pois hoje em dia liga-se pro técnico do provedor desesperadamente, é como se o mundo sumisse porque caiu a conexão. Enquanto isso, o carteiro percorre as ruas entregando o que ainda não virou digital. Qualquer dia as agências de correio serão só para pacotes?
Uma vez uma amiga me mostrou um site para correspondência com presidiários nos Estados Unidos da América. Eles não têm acesso a e-mail, talvez se tivessem, muitos até escreveriam porque é mais fácil e prático. Afinal não é necessário colocar seu nome verdadeiro, nem o endereço no envelope. Mas eles estão lá torcendo e esperando por uma carta, um pedaço de papel que traga alguma distração, se comunicar com alguém e sentirem que estão vivos, que alguém se importa. Incrível o bem que uma carta, uma simples carta escrita à mão, com o selo postal pode fazer.


Ps: Em homenagem ao final da greve dos Correios.

5 comentários:

Anônimo disse...

O melhor de td é o Jaiminho ¬¬

Anônimo disse...

Eu sou fã das cartas... com um pai autoritário que vigiava o telefone, a inviolabilidade das cartas era a minha salvação! E eu mandava aquelas de três folhas, com letras de música, poemas... namorava por carta, era tão bom! E ser lembrado, melhor ainda! Você tem razão: e-mail é bom, mas não é mais tão emocionante...
bj
Karina
chamkli.blogspot.com

Karina disse...

Então, Roberta, eu estava pesquisando algo para dizer no casamento qdo. encontrei seu blog no google e li as crônicas. Gostei muito delas, mas não eram bem o que eu precisava, hehe... Aí, resolvi tentar criar alguma coisa. Interessante vc ter pensado em ser freira; foi o sonho da minha mãe também. Dizem que viver em isolamento é difícil, mas acho que mais difícil é conviver com o ser humano! Se vc não se sente preparada, nem tente - apesar do lado bom (hein? onde? rsrsrs), é barra pesada.
bjs!

Karina disse...

Então, Roberta, eu estava pesquisando algo para dizer no casamento qdo. encontrei seu blog no google e li as crônicas. Gostei muito delas, mas não eram bem o que eu precisava, hehe... Aí, resolvi tentar criar alguma coisa. Interessante vc ter pensado em ser freira; foi o sonho da minha mãe também. Dizem que viver em isolamento é difícil, mas acho que mais difícil é conviver com o ser humano! Se vc não se sente preparada, nem tente - apesar do lado bom (hein? onde? rsrsrs), é barra pesada.
bjs!

Anônimo disse...

Viva a internet juntando as pessoas mantendo-as isoladas !
;*